-
Arquitetos: ARX Portugal Arquitectos
- Ano: 2004
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG
Descrição enviada pela equipe de projeto. Poder projectar casas dos dois lados de uma rua não é frequente. Trata-se realmente de desenhar a rua, o seu ambiente, carácter, ritmo, textura, cor, etc.
É um trabalho a duas escalas em simultâneo, uma da cidade e outra mais pequena, doméstica, individual.
Este dupla condição está sempre presente, apesar do espaçamento público estar previamente definido na largura dos passeios, do asfalto ou do estacionamento.
São neste caso onze habitações em banda. Cinco têm frente para a rua de baixo, sensivelmente plana e as outras seis em duas bandas paralelas de 3, frente a frente, sobem a rua de razoável pendente que corta a eixo o conjunto.
Apesar da sua boa localização, em que dá para ir a pé à praia de S.Pedro do Estoril, o loteamento é pouco generoso e condensa as casas em 4 grupos de pequenas unidades de três pisos. Esta condição induz a uma relativamente grande compartimentação dos espaços internos e estrutura a vida da casa em torno da escada. São habitações compactas e encostadas.
As casas de baixo têm lotes estreitos e pouco profundos, enquanto que as que dão para a rampa têm terrenos um pouco mais fundos, de comprimento variável, e que possibilitam a introdução de um pequeno pátio no interior.
Foi-nos pedido pelo cliente que tipificássemos a obra, para se conseguir construir por partes, se poder gerir melhor todo o processo de construção e procurar a possível economia. Não havia ainda cliente final, eram casas para vender.
Procurou-se então optimizar um modelo, repetitivo, mas variável, flexível com as circunstâncias de topos, remates e súbitas faltas de terreno.
Aceitando, por um lado, essa compartimentação, desenvolveu-se uma casa tipo composta por dois corpos em oposição, um preto e um branco, como se cada casa resultasse da compressão de duas ainda mais pequenas.
Intensificou-se o ritmo da rua, duplicou-se a unidade e reduziu-se a escala. Cada casa vem à rua receber as pessoas num braço-tubo à escala humana.
Por outro lado, do ponto de vista do espaço, inverteu-se a pequena escala exterior, rasgando já para lá do meio da casa, um duplo pé-direito sobre a sala. Nas casas com pátio o interior e o exterior destes espaços excepcionais misturam-se, dissolvem-se na escada, numa inesperada verticalidade luminosa e percorrível.